Na ocasião, o médico itajuipense que presta relevantes serviços voluntários na fundação que tem o nome da sua saudosa mãe, falou sobre o câncer de mama. Segundo o especialista – não há uma causa única, pois, trata se de multiplicação das células anormais da mama – “80% do câncer de mama é ambiental, tem correlação com o hábito de vida não saudável – o que aumenta ainda mais o risco de desenvolver a doença”. Pontuou.
A Fundação Lourdes Lucas oferece serviço de exame de mamografia pelo SUS – o atendimento é fruto de um convênio realizado, desde 2012 com a SESAB ( Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) com aquisição de um moderno mamógrafo e processadora digital.
Entre julho 2013 a setembro desse ano, a fundação já realizou 13.698 exames – sendo que 3.533 mil, em mulheres itajuipenses – 10.165 mil, em mulheres de outros municípios. Com serviço oferecido de segunda a sexta-feira – mulheres a partir de 40 anos, podem agendar diretamente sua mamografia bilateral pelo telefone 73 – 3238 2522.
A Legião Femenina de Combate a Tuberculose em parceria com FLL e AFAI (Associação de Filhos e Amigos de Itajuípe) foram responsáveis pela a realização do evento que tem como objetivo fortalecer o movimento “Outubro Rosa” – orientação, chamar atenção para uma das doenças que mais ameaça a vida das mulheres.
Por: Erê – DRT/BA 6315