Na última quinta-feira, 13 de abril, através de projeto de lei de autoria do Vereador Mateus Araújo Affonso Mattos(Podemos) a Câmara de Vereadores denominou a Rua C, no Bairro Vereador Acácio Almeida, Rua Professora Anna Ferreira de Souza. Para este feito, a Sociedade Aliança dos Artistas e Operários de Pirangi  sugeriu ao parlamentar que prontamente apresentou e defendeu o projeto na Casa Legislativa. “A Sociedade Aliança é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que tem 92 anos de história no município”. Esclarece, Erenilson Santos (Erê), presidente da entidade. Em sua fala, o vereador Mateus Mattos destacou a história da homenageada que em vida sempre ajudou no desenvolvimento do município.
“Professora Anna Ferreira sempre teve sua vida pautada em fazer o bem, com essa singela homenagem imortalizamos o nome de uma mulher que muito contribuiu com o nosso município”. – Pontua, Mateus.

BIOGRAFIA
Filha de José de Almeida Souza e Esther Ferreira de Souza — uma família composta de cinco irmãos, Anna Ferreira de Souza nasceu no município de Ilhéus em 16 de maio de 1942. Ainda nos seus primeiros anos de vida seus pais se mudaram para Itajuípe, então distrito de Ilhéus. Aqui, viveu sua infância, adolescência, juventude, estudos e trabalho; constituiu matrimônio com Antônio Jorge Mansur. Funcionária pública estadual, lecionou no Colégio Leolina Nazaré de Andrade, no então Centro Educacional Professor Diógenes Vinhaes, onde também exerceu a função de secretária do colégio. Ainda muito jovem trabalhou como secretária no gabinete do então prefeito Domingos Chaves(1959/1961), posteriormente aprovada em concurso público federal da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), exerceu por muitos anos até a aposentadoria a função de escriturária como também, no início da década de 1990, politizada, adepta da social democracia e participante de iniciativas sociais e políticas exerceu a função de assessora parlamentar na Câmara Municipal de Vereadores onde prestou relevantes serviços à população. Professora Anna Ferreira de Souza teve sua vida dedicada à fé cristã na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus onde foi catequista, ministra e assistente espiritual da Ordem Franciscana Secular (OFS). Ainda na igreja católica, foi responsável pela digitalização de todos documentos dos 90 anos da igreja matriz. Franciscana, pronta para servir com alimento físico ou espiritual a quem batesse à sua porta foi uma das idealizadoras da implantação da Igreja de São Francisco de Assis no Bairro Vereador Acácio Almeida. Anna Ferreira de Souza faleceu em 20 de abril de 2020, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, aos 77 anos; foi sepultada no Cemitério Campo Santo em Itajuípe deixando como legado amar e servir, missão de vida dos franciscanos.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *