
Em uma movimentação no cenário político nacional, o vice-presidente do União Brasil, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, celebrou na terça-feira, 29 de abril, a formação de uma federação com o Partido Progressistas (PP), dando origem ao “União Progressista”. Essa nova aliança surge como a maior bancada no Congresso, contando com 109 deputados federais, 14 senadores, além de seis governadores. O grupo também contabiliza cerca de 1,4 mil prefeitos e mais de 12 mil vereadores em todo o Brasil.
A formação do União Progressista é vista como uma estratégia para fortalecer a oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT), que governa a Bahia há 20 anos. ACM Neto, que já foi derrotado nas urnas em duas ocasiões pelo grupo petista, indica que está se preparando para uma nova tentativa de conquista do governo estadual.
Na Bahia, a união entre o União Brasil e o PP contabiliza 80 prefeitos e 789 vereadores, o que pode alterar o panorama político local e nacional. A expectativa no grupo do ex-prefeito de Salvador é que essa federação ganhe ainda mais relevância nas próximas eleições, consolidando seu papel como uma alternativa viável à administração petista.