No dia 19 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Itajuípe realizará uma sessão especial para a devolução simbólica do mandato do ex-vereador Clodualdo Cardoso, que foi cassado em 1964, durante o Golpe Militar. Este ato, inédito na história do município, reveste-se de grande relevância histórica, política e institucional.

A iniciativa foi motivada por um ofício enviado pelo mestre em história pela Universidade do Estado da Bahia, Igor Góes, que conduziu uma pesquisa sobre Clodualdo e destacou a importância de reparar simbolicamente a injustiça da cassação ocorrida no período autoritário da história brasileira.

Comitê de emancipação de Itajuipe,1952, Clodualdo Cardoso o terceiro da esquerda para a direita.

A cerimônia não apenas reconhecerá publicamente uma injustiça, mas também servirá como um resgate da memória e um fortalecimento dos valores democráticos. Essa ação se alinha a movimentos nacionais de reparação simbólica, inspirados pela Comissão Nacional da Verdade, que expôs as graves violações de direitos humanos durante a ditadura (1964-1985).

O ato será formalizado por meio de um Decreto Legislativo, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal, que destina esse instrumento a homenagens e reconhecimentos a pessoas que contribuíram de maneira significativa para o município. O tema foi abordado no podcast “Ponto X” na última quarta-feira, 27 de agosto, com a participação do historiador Igor Góes e o presidente da Câmara, Ivan Jr.

A sessão solene será um evento público, marcado para às 9h na sede da Câmara Municipal, e promete ser um momento histórico para Itajuípe, onde memória e democracia se unirão para corrigir uma injustiça do passado.

Informações do Evento:
O quê:

Sessão especial de devolução simbólica do mandato do ex-vereador Clodualdo Cardoso

Quando:

19 de setembro de 2025, às 9h

Onde: Câmara Municipal de Itajuípe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *